Já foram assinados 23 contratos de empreitada no âmbito do PRR.
A Infraestruturas de Portugal (IP) deu cumprimento a mais um marco no âmbito dos empreendimentos do PRR, com a assinatura do contrato de empreitada para a requalificação da EN103 Vinhais-Bragança, objetivo que teria de ser assegurado até final do mês de setembro.
Com este resultado, reflexo do forte compromisso da empresa em assegurar a implementação do Plano, importa salientar que todos os 14 marcos nos quais a IP está envolvida, foram cumpridos com sucesso, correspondendo a 74% do total de objetivos rodoviários a cumprir até final do Plano.
Se considerarmos a globalidade de marcos e metas da IP (componentes rodo e ferroviária, a qual, identifica mais dois objetivos), a taxa de realização corresponde a 67%.
Os investimentos atribuídos à IP no âmbito do PRR assentam na dimensão Resiliência e na dimensão Transição Climática:
Componente 7 – Infraestruturas da Dimensão Resiliência
- RE-C07-i02 - Missing links e Aumento de Cap. na Rede;
- RE-C07-i03 - Ligações Transfronteiriças;
- RE-C07-i04 - Áreas de Acolhimento Empresarial;
Componente 15 – Mobilidade Sustentável da Dimensão Transição Climática
- TC-C15-i06 - Digitalização do Transporte Ferroviário.
Em termos do progresso atual dos projetos rodoviários da IP, já entraram ao serviço cinco empreitadas, 11 estão em execução e outras nove em fase de contratação.
O valor das 25 empreitadas já lançadas corresponde a 385M€ (valores base ou adjudicados iniciais).
Neste contexto, importa salientar que a IP é um dos beneficiários do PRR mais evoluído em termos de valor recebido, 144M€, ou seja, 28% do valor total candidatado. A este montante já recebido, acrescem 8,9M€ e apresentados e em verificação.
O investimento ferroviário será materializado através de uma única empreitada, em regime de conceção-construção, que prevê a substituição do atual sistema de sinalização nas estações de concentração de Campolide (Linha de Cintura), Oriente, Alverca e Azambuja (Linha do Norte), tendo como objetivo compatibilizar as ligações físicas e funcionais da Linha do Norte, da Rede Ferroviária Nacional, com a futura Linha de Alta Velocidade (LAV), permitindo uma utilização combinada, relevante para o objetivo de coesão territorial da LAV.
O procedimento inclui o investimento destinada ao sistema de sinalização, financiado, num total de 49M€ no âmbito da “Digitalização do Transporte Ferroviário”, na Componente “Mobilidade Sustentável” do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), e inclui também a manutenção.