A reposição da circulação ferroviária garante aos utilizadores, maiores níveis de qualidade, conforto e segurança.
Foi reaberto, no dia 6 de abril, o troço da Linha da Beira Alta entre Mangualde e Celorico da Beira, restabelecendo o serviço de transporte de passageiros entre Mangualde e Vilar Formoso.
A reposição da circulação ferroviária neste troço assegurará maiores níveis de qualidade, conforto e segurança aos utilizadores do transporte ferroviário de passageiros.
As obras de modernização neste troço ficaram concluídas no primeiro trimestre deste ano, tendo a sua abertura ficado dependente da realização de um conjunto de vistorias técnicas e da subsequente emissão dos certificados de conformidade exigidos pela regulamentação ferroviária nacional.
Estes certificados são indispensáveis sempre que uma nova linha entra ao serviço ou após intervenções de grande envergadura, como é o caso da modernização profunda em curso na Linha da Beira Alta.
Este projeto representa um importante investimento na promoção do transporte ferroviário, oferecendo aos utilizadores uma infraestrutura mais moderna, fiável, segura e ambientalmente sustentável.
Assista ao vídeo sobre o investimento em curso
Tal como sucedeu nos restantes troços já em serviço, a abertura completa à operação da Linha até à Pampilhosa, incluindo a nova concordância de ligação à Linha do Norte, será possível após a conclusão do conjunto de vistorias e a emissão de certificados de conformidade no âmbito da regulamentação nacional de aplicação ferroviária, continuando a ser assegurados transportes rodoviários alternativos aos clientes da CP.
Consultar horários dos comboios, autocarros e locais de paragem em vigor
Financiamento comunitário
A Ação 2015-PT-TM-0395-M - Linha da Beira Alta (Pampilhosa-Vilar Formoso: Projeto e Obra, foi aprovada ao abrigo do Programa CEF (Mecanismo Interligar a Europa) com uma taxa de cofinanciamento de 85%.