Aconteceu a reunião da Comissão Técnica Mista Luso Espanhola de Pontes na sede da Infraestruturas de Portugal, no Pragal.
A Infraestruturas de Portugal (IP) e a Dirección General de Carreteras reuniram-se no dia 23 de setembro, no âmbito da Comissão Técnica Mista Luso Espanhola de Pontes (CTMLEP), com o objetivo de analisar a situação das ligações rodoviárias entre os dois países.
A sessão foi presidida pelo Presidente da IP, Miguel Cruz, acompanhado pela Vice-Presidente, Amália Almeida, e Juan Palomino, Director General de Carreteras.
Foram abordados vários temas das ligações transfronteiriças, nomeadamente:
- Concretização da proposta de revisão e alargamento do âmbito do Convénio de Albufeira;
- Adaptação dos sistemas de retenção na Ponte Internacional do Guadiana, entre Vila Real de Santo António e Ayamonte;
- Instalação de ciclovia e passeios na Ponte Internacional sobre o Rio Minho, entre Monção e Salvaterra do Minho;
- Ponto de situação sobre a Ponte sobre o Rio Minho, entre Tui e Valença do Minho.
A IP apresentou ainda o seu Programa de Monitorização da Mortalidade de Fauna, em particular a "Metodologia de deteção e registo".
Na reunião, participou a Junta da Extremadura, representado por David Rubio, Director de Infraestructuras Viarias e restantes membros da comitiva, tendo sido feito um ponto de situação da ligação do IC31, entre a A23 e as termas de Monfortinho/Espanha.
Estiveram ainda presentes o Presidente da Câmara Municipal de Alcoutim, Paulo Paulino e o Vice-Presidente da CCDR Algarve, José Pacheco, para discussão do ponto extra-agenda de interesse comum, nomeadamente a Ponte internacional sobre o Rio Guadiana, entre Alcoutim e Sanlúcar de Guadiana, assim como Idalina Trindade, Presidente da Câmara Municipal de Nisa, e Dinis Serra, Vice-Presidente, para avaliar o Acordo Internacional Administrativo para a construção da ponte internacional sobre o Rio Sever, entre Montalvão-Nisa e Cedillo.
Os representantes de ambas as entidades reiteraram a necessidade de aprofundar ainda mais a cooperação existente nestes domínios entre a IP e a Dirección General de Carreteras.