Vendas Novas, Montijo, Palmela e Setúbal
Âmbito da Intervenção
A empreitada de Modernização do troço da Linha do Alentejo entre Poceirão e Bombel, compreende a execução dos seguintes trabalhos:
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Modernização e duplicação da linha do Alentejo entre Poceirão e Bombel;
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Duplicação da Linha do Sul/ Concordância do Poceirão;
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Aumento da velocidade entre as Estações de Poceirão e Bombel, permitindo a diminuição do tempo de viagem entre Lisboa / Évora / Madrid;
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Adaptação da Estação de Pegões e Apeadeiros de Fernando Pó e S. João das Craveiras para serviço comercial de passageiros;
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Ampliação do layout da estação de Bombel para eliminação dos constrangimentos dos itiberários das mercadorias e passageiros;
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Alteração do layout da estação de Poceirão, criando patamares de velocidade uniformes com os troços a montante e a jusante, para eliminação dos constrangimentos dos itiberários das mercadorias e passageiros;
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Construção de nova estação técnica na Bifurcação de Águas de Moura-Sul;
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Supressão de Passagens de Nível.
Benefícios
A conclusão da modernização/construção do Corredor Internacional Sul Sines/Setúbal/Lisboa-Caia, no qual se integra este troço, irá permitir alcançar os seguintes benefícios:
- Reforço da coesão económica e social no território nacional;
- Melhoria da mobilidade;
- Aumento da capacidade / oferta de novos serviços;
- Aumento da eficiência e competitividade do transporte de mercadorias;
- Redução de tempos de percurso;
- Redução de emissões GEE;
- Diminuição de custos para os operadores ferroviários;
- Promoção do aumento da quota ferroviária;
- Possibilidade de circulação de comboios de mercadorias até 750m;
- Reforço das ligações com a Europa;
- Redução da sinistralidade e de congestionamento.