Viana do Castelo, Caminha, Vila Nova de Cerveira e Valença
Âmbito da Intervenção
A empreitada de Modernização e Eletrificação do troço da Linha do Minho entre Viana do Castelo e Valença Fronteira, compreende a execução dos seguintes trabalhos:
Instalação de catenária;
Alteamento das plataformas de passageiros;
Execução de duas estações técnicas de 750m para comboios de mercadorias;
Rebaixamento da via-férrea, para permitir eletrificação, nos Túneis de Seixas e Gondarém;
Estabilização de taludes, trabalhos de terraplenagem, drenagem e estruturas de suporte e contenção;
Impermeabilização para permitir eletrificação dos túneis de Caminha, Seixas e Gondarém;
Implementação do sistema de retorno de corrente de tração, terras e proteções (RCT+TP) e execução de caminho de cabos.
No âmbito deste investimento encontra-se ainda a decorrer a implementação de sistema de sinalização eletrónica e sua integração no Centro de Comando Operacional (CCO) do Porto, sistema de controlo automático de velocidade e sistemas de telecomunicações.
Benefícios
A conclusão da eletrificação deste troço irá permitir a utilização de material circulante elétrico para passageiros e mercadorias, resultando numa redução de 300 milhões de tonCO2eq até 2046. Desta forma haverá uma melhoria considerável no serviço prestado, traduzindo-se numa redução de tempos de percurso de cerca de 10 minutos nas ligações Internacionais, 12 minutos nas Inter-regionais e de cerca de seis minutos nas Regionais. Será também possível a implementação de serviços de passageiros sem transbordo entre Porto e Valença, reforçando a qualidade do serviço, conforto dos passageiros e reduzindo o tempo de percurso.
Financiamento Comunitário